2008-12-19
by: CARINA FONSECA
A campanha "Coimbra Adop(cão)" arrancou em Outubro e já deu um lar a mais de 100 animais. Esse número costumava ser atingido... num ano. A tarde de sábado é reservada à adopção, no Canil Municipal. Com bónus: a aplicação gratuita do chip.
"Tem havido um crescimento grande do número de adopções realizadas. No período de dois meses e meio, foram adoptados 40 animais por mês, em média", disse o vereador responsável pelo Ambiente e Qualidade de Vida. O êxito da campanha, a seu ver, tem sido ampliado pelo apoio de figuras públicas como o músico André Sardet, a cantora Inês Santos, o corredor de automóveis Filipe Albuquerque ou os futebolistas da Académica Pedro Roma e Nuno Piloto.
O judoca João Neto é a mais recente personalidade a aderir à campanha e já fala em adoptar um cão. O centro de recolha animal abre, excepcionalmente, amanhã, das 14.30 às 18 horas. É mais uma tentativa de encontrar casa para os cerca de 40 cães que alberga. São 20 adultos, 16 cachorros e duas mães com as respectivas crias, que, apesar de ainda estarem a ser amamentadas, podem ser "reservadas".
Mas "Coimbra Adop(cão)", nascida da vontade de três funcionárias da autarquia, engloba outras iniciativas. Um exemplo é a divulgação dos animais que aguardam adopção, a decorrer no centro comercial Dolce Vita até finais do mês.
"O grande objectivo da campanha é permitir que mais animais tenham um destino de vida. Este ano, o número de animais entregues no canil e recolhidos da via pública foi quase o dobro do do ano passado, e isso preocupa-nos", referiu Luís Providência. No total, foram 1581 os animais errantes capturados ou entregues aos cuidados dos responsáveis camarários desde o início de 2008. Desses, 1148 eram cães.
Fonte ligada ao processo explicou ainda que, desde o arranque de "Coimbra Adop(cão)", em Outubro, "nem um" animal foi alvo de abate, como sucede, normalmente, quando a falta de espaço se impõe: "Desta maneira, evita-se o abate. Antes da campanha, quando o canil estava ocupado, os animais tinham de ser abatidos".
O site http://www.coimbradop-cao.com/ mostra fotografias dos animais que esperam um lar. Para ir buscar o cão ou o gato da sua eleição, basta dirigir-se ao Canil Municipal, nas segundas-feiras úteis, das 14.30 às 16.30 horas; e nas quintas-feiras úteis, das 10 às 12 horas. Também pode marcar 927 441 888 ou 239 493 200. Além da apresentação do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte, é necessário preencher um termo de responsabilidade, bem como um inquérito de adopção. in Diario de Notícias